Consultoria em Seguros: 08/10/2006

14 outubro 2006

Assegure tudo que for conquistado!

BOM FINAL DE SEMANA!

13 outubro 2006

Mercados do Rio e de MG cresceram mais até agosto

Dados oficiais da Susep indicam que, entre os três estados com maior participação na receita nacional de prêmios, o Rio de Janeiro foi o que apresentou o maior percentual de crescimento nos oito primeiros meses deste ano, quando o valor apurado, da ordem de R$ 3,7 bilhões, foi 22,1% superior ao apurado no mesmo período, em 2005.

Já São Paulo, que gerou um volume de prêmios de cerca de R$ 15,4 bilhões até agosto, teve um crescimento de 13,8% entre os dois períodos comparados.

Em Minas Gerais, a receita acumulada de janeiro a agosto chegou a R$ 2,2 bilhões, o que representou um incremento de 21% em comparação aos oito primeiros meses do ano passado.

A pesquisa não engloba apenas o seguro saúde, atualmente sob a jurisdição da ANS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Fonte: Seguros.com.br

Seguros ajudam bancos a vender fundos agressivos

No mês da criança, chama a atenção, nas estatísticas da Anapp, a Associação Nacional de Previdência Privada, o fato de, atualmente, 4% dos planos comercializados no país serem destinados a menores.

E a procura pelo produto não pára de crescer. Segundo a entidade, a contratação de planos para esse público cresceu, até julho, 15% na comparação com os sete primeiros meses de 2005.[8]

Outro estudo, realizado pela Caixa Vida e Previdência, revela o perfil dos clientes dos planos de previdência para menores. A maioria é formado por homens, casados, com idade entre 41 e 50 anos. Os principais beneficiários são os filhos.

Fonte: VALOR ECONOMICO

Lojas C&A, Cartão Ibi e Icatu se livram de pagar quantia trilionária de título de capitalização

A 17ª Câmara Cível do TJ de Minas Gerais eximiu a rede de lojas C & A, a administradora de cartões de crédito Ibi Administradora e a empresa de capitalização Icatu Hartford Capitalização do pagamento do valor de R$ 2.000.210.720.040,71 (dois trilhões, duzentos e dez milhões, setecentos e vinte mil, quarenta reais e setenta e um centavos), como resgate, ao auxiliar de serviços Reinaldo Lucas Nazário que havia adquirido um título de capitalização.

Em maio de 2005, Nazário, ao contratar um cartão de crédito Ibi, adquiriu um título de capitalização da Icatu. Pelo contrato, ele pagaria R$ 30 mensais, durante o período de cinco anos, com a garantia da participação em sorteios mensais e recebimento de um resgate após quitar todos os pagamentos.

Após quitar três mensalidades, Nazário resolveu cancelar o contrato. No mês de julho, recebeu uma carta informando que fora registrada sua solicitação de cancelamento e que, em alguns dias, poderia resgatar o valor de R$ 2.000.210.720.040,71. Fora um erro de sistema. Logo após, foram enviadas para o auxiliar de serviços outras duas cartas, informando o equívoco do valor indicado e que a quantia correta para resgate era de ínfimos R$ 8,00.

Ao procurar a loja, o cliente se recusou a receber o valor de R$ 8,00, e afirmou para as funcionárias que iria requerer na Justiça o recebimento do prêmio informado na primeira correspondência. E assim o fez.

Ele ajuizou ação pleiteando o pagamento do valor indicado por engano, mais indenização de 10% sobre a vultosa quantia, a título de reparação por danos morais. O juiz de primeira instância negou o pagamento da quantia trilionária. O auxiliar de serviços então recorreu ao TJ-MG. Os desembargadores entenderam ser devido ao cliente o resgate de apenas R$ 8,18, conforme estipulava o contrato.

O relator Lucas Pereira destacou em seu voto que "seria de fácil percepção, por qualquer homem médio, que, aderindo a um contrato com pagamento de 30 reais mensais, não poderia receber, a título de resgate, uma quantia astronômica superior a dois trilhões de reais?. Quanto aos danos morais, os desembargadores entenderam que o fato ocorrido não ensejou lesão grave, mas somente transtornos e incômodos.

Para eles, o fato de não ter sido pago, à época, sequer o valor de R$ 8,00, não feriu a honra do auxiliar de serviços, nem sua credibilidade e tampouco sua imagem, como alegado por ele.

Cálculo feito hoje (10) pelo Espaço Vital, atento aos comandos do acórdão, revela que a restituição corrigida e com juros será de R$ R$ 9,26. Como o autor venceu minimamente - havendo decaimento quase total - não fará jus à verba de sucumbência.

A honorária de R$ 2.000,00 tocará inteiramente aos advogados das rés - mas suspensa, porque o autor litiga com gratuidade judiciária. (Proc. nº 1.0024.05.857302-3/001)

Fonte: ESPAÇO VITAL

11 outubro 2006

5 Colegas já aderiram agora só falta Você.

A pedidos e principalmente do Brock, conclui a confecção de uma barra de ferramentas que poderá ser instalada no navegador Internet Explorer de todos (lembrando que ela não afeta em nada o sistema Windows / Explorer e pode ser facilmente desistalada). Esta barra de ferramentas contempla algumas facilidades que são interessantes e que acho que também será de utilidade no dia a dia do nosso trabalho.

Abaixo uma breve descrição das ferramentas:

- Link´s de acesso iguais aos disponibilizados em nosso Blog;
- Busca rápida ao Google;- Chat - Onde poderemos conversar para trocarmos idéias, etc.. (a pedido do Brock);
- Recados (Canal onde se pode ser registrado recado para todos);
- Clima Tempo (depois de selecionada a região é indicado o clima da localidade) on-line;
- Rádio (foram selecionadas 3 rádios (CBN Notícias, Antena 1, Alpha FM e Rádio Senado) para estarmos sempre atualizados com as notícias).

Para instalar clique no link ao lado http://consultoresalianca.ourtoolbar.com/exe e depois em Executar e seguir a instruções da tela. Se preferir, poderá ser instalada através do link que se encontra do lado direito de nosso Blog, bem abaixo dos links de Trabalho. A instalação não afeta em nada o sistema e pode ser desinstalada facilmente pelo painel de controle (adicionar / remover) programas.

Um abraço grande e aproveitem bastante. BOM FERIADO A TODOS.

Cronograma da TV digital coincide com o da Rede Globo

O cronograma de implantação da TV digital do Ministério das Comunicações é o mesmo da TV Globo. As transmissões digitais comerciais em São Paulo só começarão em dezembro de 2007, conforme anunciou ontem o ministro Hélio Costa, porque só em dezembro de 2007 a Globo e as demais grandes redes estarão prontas para fazê-lo. Os primeiros aparelhos receptores de TV digital também só devem chegar às lojas no final do ano que vem.

No início deste ano, quando havia muita pressa do governo e das redes de TV em definir a tecnologia de TV digital do país, a Globo dizia que poderia fazer as primeiras transmissões digitais em 7 de setembro último --como gostaria o governo.

Mas o anúncio da escolha do padrão japonês --defendido pelas TVs, enquanto as telefônicas queriam o europeu- foi adiada, e os prazos da Globo, dilatados. Em junho, quando o governo anunciou sua opção, a Globo ainda falava em inaugurar as transmissões digitais logo no início do próximo ano.

Como a Folha publicou na semana passada, Octávio Florisbal disse que a emissora só estará "em condições de colocar o sinal [digital] no ar no segundo semestre do ano que vem". Assim, não surpreende o cronograma anunciado ontem por Costa, ex-repórter da Globo e ministro afinadíssimo com as redes de televisão.

As redes tinham muita pressa em definir a escolha do padrão de TV digital japonês pelo temor que um outro padrão facilitasse a entrada das gigantes telefônicas (com receita muito maior que as TVs) no setor.

O ritmo das TVs agora será ditado por suas capacidades financeiras de investir na compra de equipamentos digitais. E pelo temor dos estragos que poderão ser causadas por novas tecnologias, como a IPTV (a TV por internet, que oferecerá conteúdo audiovisual sob demanda, que a Telefônica deve começar a testar em São Paulo já no próximo mês).

O grande argumento das TVs e do Ministério das Comunicações pelo padrão japonês era que esse é o único que, segundo as redes, permite uma TV de definição de alta qualidade (HDTV). As redes transmitirão uma única programação (em tese, elas poderiam transmitir até quatro). Logo, terão que transmitir em HDTV para otimizar toda a freqüência que receberão. Se não fizerem isso, estarão usando mal um bem público, ocupando espaço que outros poderiam conquistar.

A Globo e outras redes já captam programas em tecnologia digital, mas não em HDTV. Segundo Octávio Florisbal, a troca dos atuais equipamentos dos estúdios da Globo por novos de HDTV começa ainda neste ano. A primeira fase dessa implantação só se completará em dezembro de 2007, no limite do prazo anunciado ontem pelo Ministério das Comunicações.

DANIEL CASTROColunista da Folha de S.Paulo

Brasil descarta renovar acordo de restrição de exportação para Argentina

O Brasil descartou a renovação do acordo de cotas para as exportações de produtos da linha branca (geladeira, fogão e lava roupas) para a Argentina. A restrição voluntária acabou no meio do ano.

Segundo Ivan Ramalho, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, os acordos feitos em 2004 já foram suficientes para estimular a indústria argentina. "Continuamos acreditando que a contribuição para o desenvolvimento da indústria argentina já foi dada pela indústria e pelo governo brasileiro", disse.

Ontem, Ramalho participou da reunião da Comissão de Monitoramento Brasil-Argentina.

Em 2003, 95% das geladeiras importadas pela Argentina tinham como origem o Brasil. No caso dos fogões, era de 100% e de lavadoras de roupas, de 78%. Essa participação caiu para 87%, 93% e 70%, respectivamente. Na avaliação do governo brasileiro, esse tipo de acordo de restrição acabou por aumentar o chamado desvio de comércio, ou seja, maior participação de produtos de terceiros países, e não do aumento do consumo de produtos argentinos.

Hoje, a comissão irá discutir a questão do setor calçadista, cujo acordo venceu em junho. No acordo, o Brasil podia exportar para a Argentina 13 milhões de pares ao ano.

O ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) também está em Buenos Aires e ontem se reuniu com a ministra da Economia argentina, Felisa Miceli. No encontro, foi abordada a criação de uma nota fiscal única entre os dois países. No entanto, segundo Ramalho, a discussão ainda está na fase inicial.

ANA PAULA RIBEIRO da Folha Online, em Brasília

10 outubro 2006

BB Seguros/Brasilveiculos participa do evento RH na Praça

No próximo dia 10 de outubro, terça-feira, a Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH-RJ realizará, das 9 às 17 horas, na Praça XV de Novembro, o evento RH na Praça. Criado em 2005, o projeto tem como objetivo aproximar as ferramentas e os conceitos da área de recursos humanos de trabalhadores, gestores de empresas e do público em geral.
O RH na Praça 2006 será organizado em tendas temáticas. A BB Seguros/Brasilveículos, seguradora de automóveis do Banco do Brasil, é a patrocinadora do Espaço Trabalho e Renda, onde serão oferecidas palestras sobre temas gerais de RH e gestão organizacional. Além disso, será realizado o cadastro de curriculos de pessoas portadoras de necessidades especiais para preenchimento de futuras vagas de trabalho na seguradora.
"O evento reune uma grande variedade de temas, facilitando o acesso da população a oportunidades de emprego, serviços gratuitos e orientação profissional. Para nós da Brasilveículos, iniciativas como essa fazem a diferença e devem ser sempre incentivadas", afirma Sandra Leal, gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Brasilveiculos.
As demais tendas temáticas são: Espaço Oportunidade, destinado ao recebimento de currículos que ficarão disponíveis para as áreas de RH das empresas associadas da ABRH-RJ; Espaço Saúde, que oferecerá serviços na área da saúde e palestras sobre qualidade de vida; Espaço Orientação Profissional , no qual ocorerrão bate-papos sobre o tema da tenda embasados por experiências que deram certo; Espaço Carreira, com informações sobre recrutamento e desenvolvimento de carreira; e o Espaço Cultural, para apresentação de atividades culturais.
Serviço (RH na Praça):
Data: 10 de outubro, terça-feira
Horário: das 9h às 17h
Local: Praça XV de Novembro - Centro - Rio de Janeiro (RJ)


Fonte: SEGS

Brasilcap apóia mostra de Aleijadinho no Rio de Janeiro

Entra em cartaz no próximo dia 14, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, a mostra "Fé, Engenho e Arte - Aleijadinho e seu Tempo", que ocupará todos os espaços do centro cultural. Na exposição, que tem o apoio da Brasilcap, será possível ver réplicas da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto e o conjunto dos 12 profetas de Congonhas, além de peças barrocas originais, filmes, fotografias, música sacra, ciclo de palestras e ações educativas, que completam a programação da mostra.

Por meio de seu programa de investimentos em cultura e da parceria com o CCBB, a Brasilcap, braço de capitalização do BB, já patrocinou exposições recordistas de público, entre elas Surrealismo, Arte da África e Por ti América.[3]

A empresa também está apoiando a mostra Anish Kappor que estréia no próximo dia 16, no CCBB de Brasília após uma temporada no Rio de Janeiro.

Fonte: FENASEG

Evento reuniu 17,9 mil pessoas e contou com a participação de 14 empresas de capital aberto

São Paulo, outubro de 2006 - A 4ª edição da Expo Money São Paulo, evento destinado a pessoas que queiram conhecer, atualizar ou aprofundar seus conhecimentos sobre educação financeira e investimentos, contou com a presença de 17,9 mil pessoas, 20% acima do público presente em 2005.

Nos três dias de realização, a Expo Money SP ofereceu 157 palestras voltadas a todos os perfis de público, desde os iniciantes até os mais experientes. "O evento está crescendo e isso mostra que as pessoas estão mais atentas aos cuidados que devemos ter com o dinheiro", destacou Robert Dannenberg, presidente da Tradenetwork, rganizadora do evento.

O perfil do investidor presente no Centro de Convenções Frei Caneca dividiu-se em: 9% arrojados (alto risco), 28% atuantes (médio risco), 42% moderados (baixo risco) e 22% conservadores (avesso a risco). Os participantes de clubes de investimento são 6% e com previdência privada 30%. Já os que pretendem fazer previdência privada no futuro são 43% dos visitantes. "O que demonstra uma clara evolução da compreensão do público com o seu futuro financeiro", observou Dannenberg. Outro destaque foi a qualidade das 157 palestras. "Todas as 11 salas estavam lotadas durante os três dias de realização do evento e as apresentações foram muito elogiadas". Neste ano as mulheres já respondem por 31% dos participantes, contra 24% do ano passado.

O executivo também ressalta o crescimento do número de empresas de capital aberto que participaram do evento. "A cada dia aumenta a importância da pessoa física na composição acionária das empresas e na Expo Money elas encontram o ambiente adequado para se comunicar com eles e passar a sua mensagem", finalizou Dannenberg.

Perfil Expo Money A Expo Money é um evento destinado à educação financeira e investimentos para pessoas que queiram conhecer ou se aprofundar no assunto por meio de palestras que têm como objetivo preparar e esclarecer sobre os todos os tipos de investimentos. No ano passado, o evento reuniu cerca de 15 mil pessoas, entre palestrantes, expositores e participantes. A iniciativa conta com o patrocínio da Bovespa, BM&F, corretoras de valores mobiliários, empresas de capital aberto, vendors e associações setoriais.

Contatos Expo MoneyRobert Dannenberg - Presidente -

TradeNetwork Participações (11) 3094-3442

Fonte: S2 Comunicação Integrada

09 outubro 2006

Barra de Ferramentas - Consultores Aliança

Sr(a)s.

A pedidos e principalmente do Brock, conclui a confecção de uma barra de ferramentas que poderá ser instalada no navegador Internet Explorer de todos. Esta barra de ferramentas contempla algumas facilidades que são interessantes e que acho que também será de utilidade no dia a dia do nosso trabalho. Abaixo uma breve descrição das ferramentas:


- Link´s de acesso iguais aos disponibilizados em nosso Blog;

- Busca rápida ao Google;
- Chat - Onde poderemos conversar para trocarmos idéias, etc.. (a pedido do Brock);
- Recados (Canal onde se pode ser registrado recado para todos);
- Clima Tempo (depois de selecionada a região é indicado o clima da localidade) on-line;
- Rádio (foram selecionadas 3 rádios (CBN Notícias, Antena 1 e Rádio Senado) para estarmos sempre atualizados com as notícias).

Para instalar clique no link ao lado http://consultoresalianca.ourtoolbar.com/exe e depois em Executar e seguir a instruções da tela. Se preferir poderá ser instalada através do link que se encontra do lado direito de nosso Blog, bem abaixo dos links de Trabalho.

A instalação não afeta em nada o sistema e pode ser desinstalada facilmente pelo painel de controle (adicionar / remover) programas.

Um abraço grande e aproveitem bastante. UMA BOA SEMANA A TODOS

Dois milhões de portugueses têm seguro de acidentes pessoais

Dois milhões de portugueses possui seguro de acidentes pessoais.

O número de possuidores ou beneficiários de seguro de acidentes pessoais corresponde a 25,2 por cento do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos, na primeira vaga de 2006.

Segundo os dados do estudo Basef Seguros da Marktest, entre 2001 e 2004, o número de beneficiários deste tipo de seguros revelou uma tendência de crescimento, passando de 21% em 2001 para 27,6% em 2004.

Em 2005 e 2006 registaram-se pequenas quebras, embora a tendência geral no período em análise seja de relativo crescimento.

Na análise da penetração de seguro de acidentes pessoais por targets, a Marktest revela que ao nível da ocupação, da idade e da classe social que maiores diferenças se registam.

Este produto segurador regista maior penetração junto dos técnicos especializados e pequenos proprietários (43,6% deles possui seguro de acidentes pessoais) e dos quadros médios e superiores (41,5% deles possui este seguro).

Por idades, é entre os 35 e os 44 anos que é maior a probabilidade de posse deste seguro (38,5%) e por classe social há maior penetração junto dos indivíduos das classes alta e média alta (38,5%).

Da mesma forma, os homens registam valores superiores de posse deste seguro comparativamente às mulheres (31,9% e 19,1%, respectivamente).

Entre as regiões, as diferenças são menores, embora a maior penetração deste seguro se encontre junto dos residentes no Sul (31,3%).

Pelo contrário, é junto das mulheres, dos mais jovens, dos mais idosos e dos indivíduos das classes sociais mais baixas que se registam taxas mais baixas de posse ou benefício de seguro de acidentes pessoais.

Fonte: AGENCIA FINANCEIRA - PORTUGAL

Guardas municipais ganham viaturas e seguro de vida

O prefeito Erich Hetlz Júnior experimenta viatura nova

A Gama (Guarda Municipal de Americana) vai contratar um seguro de vida para os patrulheiros da corporação. A lei que autoriza a concessão do benefício foi publicada ontem. Apesar da profissão de risco que exercem, durante os 40 anos de existência da corporação, os guardas municipais foram cobertos pelo seguro de vida apenas por um período de quatro anos. Ontem a corporação recebeu duas novas viaturas.

De acordo com o diretor da Gama, Nelson Benoti, o benefício foi cortado dois anos atrás porque a seguradora rescindiu o contrato. Ele disse que desde então houve tentativa de contratar uma nova empresa. A Secretaria de Negócios Jurídicos entendeu que o processo deveria passar por autorização da Câmara. A tramitação foi finalizada e agora será aberto o processo de licitação.

O seguro de vida vai garantir apólices de R$ 100 mil em casos de morte ou deformidade permanente dos patrulheiros. O valor do contrato ainda não foi estimado e será pago com o orçamento da própria Gama. A corporação conta com um efetivo de 190 guardas e 15 vigias. A instituição do seguro de vida para os guardas foi um dos pontos do acordo coletivo dos servidores públicos municipais deste ano.

Fonte: O LIBERAL NET