Consultoria em Seguros: 03/12/2006

08 dezembro 2006

Melhor Performance

A Chubb Seguros foi premiada na categoria Melhor Performance em Riscos Patrimoniais - na categoria menor que R$ 50 milhões - na 9ª edição do Prêmio Cobertura Performance promovido na noite de ontem pela Revista Cobertura no Espaço Fecomércio de Eventos, na Bela Vista, em São Paulo. A publicação convidou o economista Francisco Galiza, da Rating de Seguros, para apontar as empresas vencedoras no quesito Performance Econômico-Financeira.

A indicação da Chubb para a categoria foi feita após um estudo detalhado da performance da economia. O Prêmio Cobertura Performance é realizado desde 1998 e hoje é considerado um dos mais importantes eventos do mercado de seguros, previdência e capitalização.

Os riscos patrimoniais consistem no somatório dos seguintes ramos: incêndio total, incêndio bilhete, vidros, compreensivo residencial, roubo, compreensivo condomínio, compreensivo empresarial, lucros cessantes, lucros cessantes cobertura simples, fidelidade, riscos de engenharia, riscos diversos, global de bancos, riscos diversos planos conjugados, riscos nomeados e operacionais.

Para o Diretor de Seguros Patrimoniais da Chubb, Jairson Zichinelli, receber um prêmio de uma fonte tão conceituada como o economista Francisco Galiza é gratificante. “É um estímulo para desenvolvermos soluções cada vez mais inteligentes e adequadas às necessidades de nossos segurados”, afirma.

Fonte: RTJSA

Novo seguro para Bares e Restaurantes

A partir de pesquisa realizada com empresários do segmento, a Porto Seguro inova e lança produto para atender estabelecimentos do ramo alimentício.

Como forma de amparar os negócios das empresas especializadas em alimentação - que segundo a Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares representam cerca de 1 milhão de estabelecimentos no Brasil - a Porto Seguro lança o Porto Seguro Bares e Restaurantes. Para o desenvolvimento do produto a companhia realizou pesquisas com empresários e principais representantes do segmento para levantar necessidades e estipular as principais coberturas que garantam a proteção tanto ao patrimônio físico como aos funcionários e clientes de estabelecimentos como Bares, Restaurantes, Padarias, Pizzarias, Choperias e Salões de Buffet.

Entre as novidades deste seguro estão coberturas como as que prevêem indenização em caso de contaminação ou deterioração de mercadorias em ambientes frigorificados, Responsabilidade Civil no fornecimento de alimentos e bebidas, reembolso de despesas para eventuais acidentes sofridos por funcionários, entre outras. "Todas as empresas precisam de proteção, mas o segmento de bares e restaurantes tem necessidades específicas que podem agora ser supridas mais adequadamente com este produto", afirma Adilson Neri Pereira, diretor de Porto Aluguel, Transportes e Ramos Elementares da Porto Seguro. "Além disso, trata-se de um ramo fundamental para a economia, empregando milhões de pessoas", completa.

Novidades do Porto Seguro Bares e Restaurantes

- Contaminação e deterioração de mercadorias em ambientes frigorificados: perdas e danos causados às mercadorias, em decorrência de danos no sistema de refrigeração ou da falta de energia, desde que o evento perdure por um período superior a 24 horas;
- Responsabilidade Civil abrangendo fornecimento de alimentos e bebidas: reembolso de quantias devidas pela empresa nos casos de responsabilidade civil por danos eventualmente causados por alimentos e bebidas fornecidas para o consumo no estabelecimento segurado ou fora dele;
- Acidentes Pessoais: reembolso de despesas médicas por danos pessoais, como cortes e queimaduras sofridos pelos funcionários do segurado em decorrência de acidentes no exercício de suas funções;
- Perda de Ponto Comercial: cobre despesas para a aquisição de um novo ponto comercial, em decorrência de incêndio, explosão ou fumaça, limitadas a 10% do Limite Máximo de Indenização da garantia Despesas Fixas;
- Roubo ou Furto Qualificado de Bens/Mercadorias em Trânsito: garantia para bens/mercadorias e matérias-primas em trânsito, quando transportados em veículo próprio. Cobertura exclusiva para Buffets.

Além das coberturas tradicionais (Incêndio, Danos Elétrico, Roubo de Bens e Valores, Responsabilidade Civil, Vendaval/Impacto de Veículos, Quebra de Vidros, Anúncios Luminosos, Equipamentos Eletrônicos, Tumultos dentre outros), já conhecidas do Porto Seguro Empresa, o Porto Seguro Bares e Restaurantes oferece garantias que proporcionam mais segurança e comodidade aos segurados que atuam nesse ramo:

- Impacto de veículos para áreas externas: cobertura para ocorrências, abrangendo inclusive mesas, cadeiras e demais utensílios localizados em áreas abertas ou semi-abertas;
- Quebra de louças: cobertura especial para problemas cotidianos, como quebra de louças, porcelanas e cristais (pratos, copos, xícaras, taças, travessas e jarros), de uso exclusivo e regular do estabelecimento segurado;
- Responsabilidade Civil do empregador: reembolso de indenizações devidas por danos corporais acidentais (morte ou invalidez permanente), sofridos por funcionários ou prepostos, quando a serviço do estabelecimento segurado.

Fonte: Seguros

Projeto educacional de seguros chega ao Rio de Janeiro

As cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí, Friburgo, Teresópolis, Três Rios e Petrópolis serão as primeiras a receber, no início de 2007, o programa "Educar para proteger", uma iniciativa do Sindicato das Seguradoras e do Sindicato dos Corretores de Seguro do Rio de Janeiro, com apoio da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização.

Para o segundo semestre, após as férias escolares, o programa será estendido a Niterói, Nova Iguaçu e São Gonçalo. O objetivo principal do projeto, iniciado em 2006, em São Paulo, é mostrar aos jovens estudantes a necessidade de se planejar contra os diversos riscos em seu dia-a-dia.

A expectativa é que o "Educar para proteger" oriente cerca de 10 mil alunos e seja apresentado em mais de 600 escolas no Rio de Janeiro. Para isso, corretores e securitários voluntários serão os responsáveis pelas apresentações para os jovens, após passarem por treinamentos.

Os palestrantes também participarão de um programa de incentivos, no qual serão premiados pelo número de alunos nas palestras e terão ajuda de custo por apresentação na escola. Poderão também ganhar prêmios como MP3 players, câmeras digitais, palm tops e notebooks.
As escolas também serão premiadas ao aderirem ao projeto. Já os alunos concorrerão a computadores e MP3 players, através de um concurso cultural no qual escreverão uma redação sobre o programa.

Fonte: SEGS

07 dezembro 2006

Ferramenta.

A Royal & SunAlliance Seguros, empresa de origem inglesa com quase 300 anos de atuação, presente em 27 países e operando em mais de 100 localidades, recebeu ontem dois prêmios no IX Prêmio Cobertura "Performance 2006".

O primeiro prêmio é o reconhecimento do case de sucesso com a "Emissão Direta de Apólices Avulsas", e o segundo prêmio é "Perfomance Econômico Financeira".

Lançado em fevereiro deste ano, a emissão de apólices avulsas foi responsável pela automatização e agilidade no sistema, favorecendo não só o cliente como o corretor.

De acordo com Adailton Dias, Diretor de Transportes da Royal & SunAlliance Seguros, "o prêmio é o reconhecimento do trabalho conjunto das equipes de Transportes e Tecnologia".

Fonte: RTJSA

Pesquisa identifica fatores que predispõem os jovens à violência

O grupo Caixa Seguros apresenta em Brasília, neste momento, à imprensa os resultados da pesquisa "Determinantes da violência interpessoal entre os jovens do DF", que mostra os fatores que levam uma pessoa entre 18 e 24 anos a testemunhar, praticar ou sofrer atos de violência.

A pesquisa, encomendada pelo Grupo, é a primeira do gênero a identificar as variáveis que aumentam as chances desse público se envolver em um confronto, onde agredido ou agressor são pessoas conhecidas. E a análise dos dados revela que o principal fator de exposição do jovem à violência não é o ambiente onde ele vive ou a renda familiar, e sim suas escolhas pessoais. As mais importantes, nesse contexto, são o uso de drogas, o consumo de bebidas alcoólicas e o porte de armas.

O estudo trata também das relações do jovem com a mídia, com a família, a escolaridade e o acesso ao trabalho. Uma das constatações que chamam a atenção é que a educação funciona, comprovadamente, como um antídoto à violência. Quanto maior a escolaridade de uma pessoa, menores as chances de ela agredir alguém. Já a reprovação escolar aumenta em 8,1% a propensão de um jovem se transformar em um agressor.

A pesquisa apresenta, ainda, estatísticas preocupantes: mais de 60% dos jovens do Distrito Federal já fez sexo sem proteção; 27% deles admitiram usar drogas consideradas ilegais e 15,3% já pensaram em suicídio.

O trabalho conta com o apoio institucional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e será enviado à oficina de projetos de prevenção à violência do organismo, sediada em Washington, para ajudar na definição das estratégias de intervenção desta organização.

Fonte: fenaseg

Country Manager

A Coface do Brasil tem um novo executivo-chefe no Brasil. Fernando Blanco assumiu oficialmente o cargo na companhia no dia 04 de dezembro, durante cerimônia de posse que aconteceu no Hotel Renaissance, em São Paulo.

Na ocasião, seu antecessor, Daniel Boulet, despediu-se da empresa. Após uma bem sucedida carreira internacional e na Coface, Daniel se aposentou, porém continuará, ativo e morando no Brasil, exercendo a função de consultor para a Coface Holding América Latina, e para a operacionalização no Brasil da Pramex Natexis, empresa do Grupo Banques Populaires, controlador da Coface.

Fernando Blanco, que construiu sólida carreira no mercado financeiro, chega para dar continuidade ao processo de crescimento da seguradora, e ampliar outras frentes de negócio. Terceira maior seguradora do mundo no negócio de seguro de crédito, com uma fatia de mercado global estimada em 18%, e líder no nicho de seguro de crédito à exportação, com 25% de market share, a francesa Coface está em pleno crescimento mundial, o que pode ser verificado também nas ações da unidade brasileira.

Com a nova diretoria nacional e um trabalho de expansão acelerado, a empresa iniciará 2007 com fôlego renovado, apresentando um leque de serviços, além do seguro de crédito, capaz de levar a empresa a uma ampliação ainda maior em seus negócios como a ocorrida neste ano.

Fonte: RTJSA

06 dezembro 2006

HEPATITE NA WEB

De acordo com estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde) mais de 600 milhões de pessoas no mundo inteiro estão infectadas com o vírus das hepatites B ou C. Aqui no Brasil os números também preocupam, já são mais de 5 milhões de portadores. Para se ter uma idéia só a hepatite C já atinge 5 vezes mais brasileiros que a Aids.

Como age silenciosamente, a doença raramente provoca sintomas. Cerca de 90% dos infectados não sabem que estão com hepatite. Sem dar sinais, a doença pode evoluir para quadros graves, como cirrose ou câncer, sem que o paciente perceba o risco que ela representa para sua saúde. Para ter acesso a estas e outras informações sobre a doença, foi criado o site www.hepatitec.com.br .

O endereço eletrônico traz dados sobre prevenção, formas de contágio, diagnóstico e tratamento das enfermidades. Além disso, o site conta com a participação de médicos especialistas que esclarecem as duvidas dos visitantes.

Fonte: Larissa Saram

GERENCIAMENTO DE RISCO: COMO EU FAÇO?

Acontece no dia 07 de dezembro, das 14 às 17 horas, o Seminário "Gerenciamento de Risco: Como eu faço?".

O evento vai abordar este tema na área de saúde, com palestras da Dra. Valéria Chiaratti, infectologista do Hospital Universitário de São Paulo, e de Marisa Lodygenski, especialista em gerenciamento de risco para o seguro de Responsabilidade Civil Profissional, da Zênite Assessoria e Consultoria.

O evento será realizado no Anfiteatro do Hospital Alvorada Moema, na Rua Min. Gabriel Rezende Passos, 550 - Moema. Mais informações pelo telefone 5081-7718.

Fonte: SEGS

BB Seguros/Brasilveículos oferece desconto em estacionamentos

Cliente BB Seguro Auto terá 30% de desconto na Rede Autopark

A partir de agora, os clientes do BB Seguro Auto de Belo Horizonte terão 30% de desconto nos estacionamentos rotativos da Rede Autopark. A promoção é válida exclusivamente para o veículo segurado e, para aproveitar o benefício, basta apresentar o cartão do seguro. A Autopark possui mais 15 estacionamentos na capital de Minas Gerais.

O novo benefício faz parte da estratégia da BB Seguros/Brasilveículos, seguradora de automóveis do Banco do Brasil, de diferenciar o produto por meio de vantagens relacionadas ao carro e à sua utilização. "A fidelização do cliente passa pelo encantamento, pelo oferecimento do inesperado, daquilo "que não está no contrato". Estamos proporcionando aos nossos clientes mais comodidade, tranqüilidade e economia", afirma o Diretor Técnico da Brasilveículos, Luiz Antonio Mac Dowell.

Para saber mais detalhes sobre as promoções e benefícios oferecidos pela Brasilveículos em Minas Gerais e em todo o país, acesse www.bbseguroauto.com.br.

05 dezembro 2006

Lojistas do RS elegem ACE Seguradora

Os lojistas do Rio Grande do Sul elegeram por voto direto a ACE como a seguradora com melhor atuação no Estado em 2006. O reconhecimento foi feito por meio do prêmio Mérito Lojista, concedido no final do mês de novembro, durante a Convenção Nacional dos Dirigentes Lojistas, em Gramado (RS).

A ACE vem desempenhando forte atuação nos segmentos de seguros por afinidade e riscos patrimoniais no mercado gaúcho. Os seguros por afinidade, em particular, estão sendo distribuídos em parceria com redes varejistas, concessionárias de serviços públicos, operadoras de cartão de crédito e convênios, associações de classe e outras. "Basicamente, são proteções para pessoas e para bens pessoais, com foco nos públicos C e D, que são as mais carentes em oferta de produtos de seguro", diz Marcus Vinícius Sobrinho, gerente da unidade da ACE em Porto Alegre. "Esta premiação revela que estamos obtendo êxito em atender os clientes de nossos parceiros dentro de um alto patamar de qualidade", acredita.

Para as pessoas, os seguros por afinidade da ACE abrangem riscos como morte acidental, invalidez permanente, incapacidade física temporária, desemprego, viagens, eventos e outros. No universo de bens pessoais, as proteções envolvem imóveis, cartão de crédito, celular e outros.

Riscos patrimoniais

" Os seguros de riscos patrimoniais da ACE vêm encontrando ótima aceitação no Rio Grande do Sul , pois procuramos criar soluções inovadoras para nossos clientes, além de primarmos pela agilidade excelência no atendimento", considera Vinícius. "A capacidade técnica da equipe vem possibilitando o oferecimento de soluções específicas para cada problema", salienta.

Outros seguros

No Rio Grande do Sul, a ACE está também colhendo bons resultados com seguros de Responsabilidade Civil Geral, Transportes e proteções voltadas para pequenas e médias empresas. Nesse ano de 2006, a companhia introduziu no Estado algumas novidades na área de linhas financeiras, tais como proteções contra erros e omissões para administradores e prestadores de serviços.

Presente em 50 países e com mais de 200 escritórios, a ACE vem crescendo de forma intensa, sustentada em grandes margens de lucros. No Brasil, entre 2000 e 2005, o faturamento da companhia saltou de R$ 60 milhões para R$ 460 milhões.

Fonte: Seguros

Royal & SunAlliance Seguros anuncia novo CEO para América Latina

São Paulo, Dezembro de 2006 - A Royal & SunAlliance Seguros, empresa de origem inglesa com quase 300 anos de atuação, presente em 27 países e operando em mais de 100 localidades, anuncia que a partir deste mês, Jeremy Riley, até então CFO da divisão Internacional, assume o cargo de CEO da America Latina, deixado por Kelvin Edwards.

Jeremy tem grande experiência na empresa, onde trabalha há 10 anos em funções-chave na área Internacional. Sua equipe estará baseada em Miami, EUA, sendo responsável pela atuação da Royal & SunAlliance Seguros em países como Brasil, Argentina, Antilhas Holandesas, Colômbia, Chile, México, Uruguai e Venezuela.

Dinand Blom, CEO da Royal & SunAlliance para o Brasil, comenta a chegada do novo executivo: "Acredito que a chegada de Jeremy Riley dará um novo fôlego ao trabalho da empresa na região. No Brasil, estamos prontos para esta parceria, que promete trazer ainda mais sucesso para todos".

Fonte: SEGS

Sistema de Restrição bloqueia veículos mais rápido

Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministério das Cidades e o Ministério da Justiça assinaram hoje (28) acordo de cooperação para a implementação do Sistema de Restrição Judicial (Renajud) que integra o Poder Judiciário e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O sistema possibilita aos magistrados de todo Brasil bloquear a transferência de veículos utilizando o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). As restrições de transação dos veículos por ordem judicial poderão ser feitas eletronicamente, através da Internet, em tempo real. Atualmente, os pedidos de bloqueio são feitos por ofício aos Departamentos Estaduais de Trânsito ou ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), num trâmite que leva até 25 dias.

Os tribunais brasileiros terão acesso a senhas que lhes permitirão tornar indisponíveis os veículos de forma imediata. Todos os 97 tribunais que existem hoje, estaduais e federais, poderão aderir ao acordo, que dará maior agilidade aos processos.

Assinaram o documento a presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, e os ministros da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, e das Cidades, Marcio Fortes de Almeida. (STF)

Fonte: Seguros